quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Pureza

     Antes de fazer o estudo da Palavra, queria dizer sobre um dos meus presentes de Natal, que eu espero que seja extremamente útil para os estudos nas postagens do blog. Quinta-feira passada, na aula que tive para que fosse batizada, minha amiga estava usando a Bíblia Almeida, que possuía uma dicionário que definia várias e várias palavras. Eu, de fato, fiquei encantada com aquilo tudo. E o meu pai percebeu e gostou disso. Ontem, sem que eu sequer imaginasse, um dos meus presentes foi o dicionário da Bíblia Almeida. É, de fato, eu surtei.

     Pureza Ausência de ou conduta imoral e presença de INTEGRIDADE.


     2Coríntios 6:6

     Por meio da nossa pureza, conhecimento, paciência e delicadeza, mostramos que somos servos de Deus. Por meio do Espírito Santo, temos mostrado isso pelo nosso amor verdadeiro, (...)

                                        - Minha palavra ;)

     No evangelho de Mateus, capítulo 5, versículo 8, Jesus diz que são bem-aventurados os que tem o coração puro, pois estes verão a Deus. Ter coração puro, ao meu ver, é saber perdoar e, como manda a Lei, amar ao próximo assim como amas a ti mesmo. É saber obedecer, ter pensamentos puros e, de fato, viver uma vida totalmente dedicada a Deus. É, acima de tudo, viver em santidade.
     O problema é que, nos dias de hoje, está cada vez mais difícil ter o coração puro. Por causa da inveja, falta de amor, o ódio, violência e, enfim, os demais pecados que estão, de alguma forma, presentes no nosso dia-a-dia, está cada vez mais difícil perdoar e amar ao próximo exatamente como amamos a nós mesmos. É difícil ter pensamentos puros, no mundo em que vivemos, porque ele jaz no maligno (1 João 5:19) e são bem raras as pessoas que possuem uma mente pura. Estão ficando raras as crianças com mente pura.
     Quando Jesus diz que só verão a Deus os que forem como as crianças (Mateus 18:3), Ele quer dizer que temos de ter o pensamento e o coração puro, ter a inocência de uma criança. Mas, infelizmente, hoje em dia, nem mesmo as crianças têm essa inocência.
     Ele também pede nosso conhecimento, para sermos Seus servos. Temos de conhecer a Palavra para que sejamos servos. E é essa a importância dos cultos, na Casa do Senhor (as igrejas). Para que possamos, além de adorar, glorificar e louvar, ouvir a Palavra e aprender mais sobre Deus. Para termos esse conhecimento que faz de nós, servos dEle.
     Paciência. Eu não sei, mas talvez, a palavra paciência empregada por Paulo nesse versículo na sua segunda carta aos Coríntios, tinha sido no sentido de paciência na espera. Para sermos pacientes ao esperarmos por uma promessa feita por Deus, assim como foi Abraão (Hebreus 6:15). A paciência nos torna servos, enfim.
     Talvez Paulo se refira à delicadeza, nesse versículo, como se dissesse que temos de ser delicados, e não mesquinhos, rudes, estúpidos ou mal educados, para que nos tornemos servos.
     Enfim, por mais difícil que seja no mundo em que vivemos hoje em dia, temos de tentar vencer todas as tentações e não deixarmo-nos levar por influencia de falsos amigos, e tentarmos ao máximo, seguir esses conselhos de Paulo, nesse versículo, e sermos puros, termos conhecimento, sermos pacientes e delicados. Apenas para que possamos ser servos.

     Que a paz do Senhor esteja com todos vocês.

3 comentários:

  1. Acho que não tem nada a ver, porém eu preciso dizer. Eu vejo imagens nos seus posts. Ok, acho que as dores nas minhas pernas estão afetando a minha cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Pureza de mente é algo dificil de se conseguir nos nossos dias. Com tanta cobiça, crimes e outras coisas, é quase impossivel ver alguém que tenha a certeza que a sua cabeça está limpa de tanta ganância.

    O mundo de hoje, visa dinheiro. Dinheiro é consequência de muitas coisas. E isso nos faz ter a certeza que esse mundo... só Jesus pode mudar!

    ResponderExcluir
  3. Pureza é realmente muito difícil.
    O mundo à minha volta muitas vezes é uma barreira para que eu tenha a minha pureza tão sonhada.
    Sempre peço que Deus me ajude a ter pureza, mas eu chego no colégio ou em qualquer lugar, e tem alguém chingando, tendo conversas inapropriadas, ligo a tv e tem cenas inapropriadas...
    E uma vez contaminada por tudo isso, é bem difícil de se livrar, sempre peço a Deus um coração novo. EU QUERO UM CORAÇÃO PURO!
    Eu luto contra os fatores que causam a destruição dos alicerces da pureza, mas tenho percebido que eu preciso lutar mais ainda.
    Nós todos temos que CORRER de situações que podem nos comprometer.
    Eu quero um coração puro!
    Amém.

    ResponderExcluir