quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

dois, dos dez mandamentos.

Êxodo 20: 3-6

3 - Não adore outros deuses; adore somente a mim.
4 - Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra. 5 Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o Senhor, sou seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até seus bisnetos e trinetos. 6 Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençoo os seus descendentes por milhares de gerações.


A proibição da adoração a outros deuses determina que nenhuma imagem que deles seja feita (Deuteronômio 4. 19, 23-28); é também vedado a qualquer pessoa fazer uma imagem do próprio Senhor Deus. Ele é infinitamente grandioso para ser representado por algo feito por mãos humanas. O segundo mandamento, no que concerne ao crente* em Cristo, proíbe a feitura de imagens de Deus ou de criaturas, com o propósito de adoração, oração ou qualquer outro tipo de auxílio espiritual (Deuteronômio 4. 15, 16). O princípio motivante desse mandamento está relacionado às três pessoas da Trindade (Deus, Jesus e Espírito Santo), igualmente. É impossível uma imagem ou quadro de Deus representar corretamente a sua glória e caráter pessoais (Isaías 40. 18). Deus é tão transcedente, tão santo e tão insondável, que qualquer imagem dEle o desonra e detrai a sua verdadeira natureza, e aquilo que Ele tem revelado de si mesmo. Os pensamentos e conceitos do crente a respeito de Deus não devem basear-se em imagens ou pinturas dEle, mas na sua Palavra e na sua revelação através da pessoa e obra de Jesus Cristo.

Deuteronômio 4. 19, 23-28

19 E, quando olharem para o céu, não caiam na tentação de adorar o sol, a lua e as estrelas. Pois o Senhor, nosso Deus, repartiu o sol, a lua e as estrelas entre os povos para eles os adorarem.
23 Tenham o cuidado de não esquecerem a aliança que o Senhor, nosso Deus, fez com vocês. Obedeçam à sua ordem e não façam nenhuma imagem para adorar. 24 Pois o Senhor, nosso Deus, é um fogo destruidor; ele não tolera outros deuses.
25 - E mesmo depois de muitos anos na terra de Canaã, quando vocês já estiverem velhos e tiverem filhos e netos, não cometam o erro de fazer ídolos. para Deus isso é um pecado grave, e ele ficará irado com vocês. 26 Chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês: se adorarem ídolos, vocês desaparecerão logo da terra que vai ser de vocês no outro lado do rio Jordão. Vocês viverão pouco tempo naquela terra e logo serão completamente destruídos. 27 O Senhor Deus os espalhará pelas nações estrangeiras, onde poucos de vocês ficarão vivos. 28 Naquelas nações vocês adorarão deuses feitos de madeira e de pedra, que não veem, nem ouvem, não comem nem cheiram.


Deuteronômio 4. 15, 16

15 Moisés continuou:
- Quando o Senhor, nosso Deus, falou com vocês do meio do fogo no monte Sinai, vocês não viram a forma de ninguém. Portanto, tenham todo o cuidado 16 e não cometam o erro de fazer imagens para adorar. Não façam nenhuma imagem que sirva de ídolo, seja em forma de homem, ou de mulher.

Isaías 40. 18

18 Com quem Deus pode ser comparado? Com o que ele se parece?



Acho que ficou clara a explicação :) Deus é onisciente e onipresente. É Ele quem é dono de todo o poder, de toda a glória e majestade. Ele tem todos os dons, Ele tem toda a força, Ele tem toda a sabedoria. Se Ele é possuidor de todo esse poder, para que adorar uma estátua?
Ele é o único que é digno de receber a honra e a glória, a força e o poder. Ele é o único que é digno de toda adoração e de todo louvor. Ele mesmo pede isso, nos dez mandamentos que deixou para que nós cumprissemos a todos eles.

Que a paz do Senhor esteja com todos vocês.

*Crente: crente é aquele que acredita que Deus existe. Não importa a religião, seja católico, espírita ou evangélico, crê em Deus, então, é crente. O diabo é crente porque ele acredita que Deus existe, dik.

Um comentário: